Wednesday 26 September 2012

PARA DESENHAR BEM


Dicas para aprender a desenhar melhor: Dica 01 - Aprenda a observar

Bem, o que vou escrever aqui tem a ver com uma pergunta muito frequente que amigos e pessoas conhecidas sempre me fazem. Como posso aprender a desenhar? Assim, resolvi passar aqui algumas dicas de como desenvolver o habito de desenhar e fazê-lo bem.  Trata-se das linhas gerais de um método autodidata que desenvolvi durante a minha prática do desenho, ou seja, as informações, aqui apresentadas, foram testadas por mim durante muito tempo em minha vida. Então, se deu certo comigo, possivelmente também dará com você. 

Mas, para que isso aconteça, é preciso que você seja: disciplinado na prática, organizado no manuseio dos materiais, objetivo no que deseja estudar (desenho artístico, cômico, arquitetônico, técnico, industrial, etc.) e, por fim, criativo na maneira de resolver as dificuldades de material, informação e representação gráfica. Eu, por exemplo, quando começei a desenhar aqui na cidade não tinha curso de desenho, nem os materiais bibliográficos e de produção eram fáceis, além disso me faltava dinheiro. Então, eu desenhava com o que tinha em mãos e muitas vezes usava como referência de aprendizado, os desenhos animados da TV. Bem, aqui vai a primeira dica. 

  • APRENDA A OBSERVAR: O desenho é uma atividade que dependende muito da visão. Assim, é muito importante sabermosobservar as coisas ao nosso meio. Mas, não se tratar de qualquer observação. É preciso observar os detalhes importantes como a forma, as nuances de tons, os movimentos, as proporções, isso porque o desenho é uma arte sintética (no sentido de que privilegia o essencial do que representa graficamente), embora possamos fazer desenhos muito detalhados, na essência, o desenho é uma reunião sistemática e estética de traços, linhas e manchas. A figura acima, foi tirada do livro de Francis Marshall (O desenho da figura feminina) e ilustra o exercício de observação que que todo aspirante a desenhista deve aprender a fazer. Bem, depois passo novas dicas, certo? Por enquanto prátique sua observação das coisas e das pessoas. Só não fique encarando ninguém, pois podem pensar que você é louco ou tarado, rsrsrsrs.....
http://desenhuras.blogspot.com.br/2011/11/dicas-para-aprender-desenhar-melhor.html ACESSO EM 26/09/2012

0 comments:

Post a Comment

 
//PART 2