Thursday 13 September 2012

BARRA VELHA



Características 

Um dos balneários mais procurados durante o verão pela beleza das praias, Barra Velha é conhecida também pela rotina de cidade pesqueira e pelo espetáculo dos barcos na areia ao amanhecer. 

 Data de fundação - 07 de dezembro de 1961. 
 Data festiva - 07 de dezembro (aniversário da cidade e Dia do Divino Espírito Santo). 
 Principais atividades econômicas - As principais atividades econômicas de Barra Velha são a pesca, a agricultura e o turismo. 
 População - 14.000 habitantes. 
 Colonização - Açoriana. 
 Principais etnias - Açoriana. 
 Localização - Litoral Norte, a 60 km de Joinville. 
 Área - 278Km2. 
 Clima - Temperado quente, com média de temperatura entre 16º C a 27º C. 
 Altitude - 35m acima do nível do mar. 
 Cidades próximas - Balneário Barra do Sul, Piçarras, Penha, São João do Itaperiú, Navegantes.



Turismo 

Barra Velha é um dos balneários mais procurados durante o verão pela beleza de suas praias e pela ótima infra-estrutura, mas os diversos eventos promovidos ao longo do ano atraem turistas em qualquer época. Acordar cedo para ver o raiar do sol na Praia Central - onde os barcos formam um bonito e colorido visual ao retornarem do mar, carregados de peixes e camarões frescos, é sempre um bom programa. 

 Praia - A Praia Central é a principal da cidade e uma das mais freqüentadas, mas a que tem melhor infra-estrutura e a mais badalada é a Praia de Itajuba, de ondas fortes, próprias para a prática de surf. Outras praias concorridas são: a Praia da Península, paralela à lagoa e palco de movimentadas gincanas de pesca; a Praia do Tabuleiro, preferida dos surfistas; as praias das Pedras Negras e das Pedras Brancas, localizadas num escarpado com divisão natural de cores, fenômeno raro no litoral brasileiro, e a Praia do Grant, antigo refúgio de corsários e piratas. 

 Natureza - A Lagoa de Barra Velha, paralela ao mar, com 6km de extensão, forma uma península de 200m de largura e é o paraíso dos pescadores pela fartura de peixe. Trata-se de um belo recanto ao ar livre, com águas calmas e boas para esportes aquáticos. A Barra da Lagoa, encontro das águas do rio Itapocu com o mar, é um local de exuberante natureza, também ideal para pesca. 

 Patrimônio Histórico - Conta-se que há muito tempo, numa noite de São João, um barco afundou na costa de Barra Velha e os náufragos se salvaram graças à fogueira montada na areia da praia, que lhes serviu como orientação. Em agradecimento, construíram a Igreja de Pedra para o povoado. 

 Cultura - Para quem vai à cidade, vale visitar o Morro do Cristo, a Sereia do Costão, o Cruzeiro dos Náufragos – onde houve um naufrágio de combatentes da Guerra do Paraguai, em 1865 –, o Monumento do Pescador, a Estátua de Iemanjá e a da Índia Mani, uma homenagem aos índios carijós, esculpida pelo artista José Cristóvão Batista. 

 Eventos - Milhares de turistas visitam a cidade por causa de festas como a de Nossa Senhora dos Navegantes, com procissão marítima, em fevereiro; a do Divino Espírito Santo, maior evento da cidade, entre maio e junho; e a FENAPIR, Festa Nacional do Pirão, criada para enaltecer um dos pratos típicos da região. 

 Infra-estrutura turística - Barra Velha é um dos balneários mais procurados do litoral norte, graças a suas belas praias. Tem boa rede hoteleira, uma das maiores do norte do Estado, com 12 hotéis e mais de 1.300 leitos, além de restaurantes e toda infra-estrutura. 

http://www.sc.gov.br/conteudo/municipios/frametsetmunicipios.htm ACESSO EM 13/09/12012

0 comments:

Post a Comment

 
//PART 2