Monday 8 October 2012

VALSA

Qualquer pessoa no mundo quando pensa em dança, logo vem a cabeça a valsa. Isso porque é a dança mais conhecida no mundo.
                                                                    

Dança de origem européia, a Valsa é um ritmo evoluído a partir do Ländler (chamado na região tirolesa Landler). O antigo ritmo se originou provavelmente na França e se popularizou no sul da Alemanha e Áustria. Na região alpina, o Landler é ainda o ritmo tradicional de alguns estados e províncias como o Tirol (incluindo Trentino-Südtirol) e demais estados austríacos, Baviera (Alemanha) e Boêmia (República Tcheca). A origem da palavra "valsa" vem do alemão Waltzen, que significa "dar voltas". A valsa se desenvolveu nos salões nobres de Viena, onde se consagrou com seu ritmo alegre e envolvente e logo caiu nos gostos populares, sendo posteriormente incorporada ao folclore. 

A valsa é uma dança que surgiu a mais de 100 anos na Alemanha e Austria sendo inspirada em outros tipos de dança da região. Inicialmente não foi muito aceita pelas altas classes da Europa, sendo vista como imoral e até vulgar por estas pessoas, chegando a até ser proibida na Inglaterra e na Alemanha. É considerada uma dança clássica e chegou no brasil por volta de 1815, com um músico de dom pedro primeiro. A grande capital da valsa foi Viena, na Austria, onde grandes compositores moraram, principalmente da família Strauss. A dança estimula o corpo como um todo, acionando a maioria dos músculos do corpo, ajuda no alívio do stress, na evolução do corpo e da mente de um indivíduo. É necessário dedicação, força de vontade para aprender a valsa, você pode procurar professores ou escolas de dança para praticar a mesma, um par aqui seria interessante para estimular o aprendizado dos dois. Saber dançar valsa também pode ser visto como ascensão social, pois é uma dança geralmente dançada em bailes da alta classe da sociedade. Baseia-se em uma progressão suave e leve, contrária ao ponteiro do relógio em volta da pista de dança fazendo assim um esquema de diagonal na pista.

Primeiramente para se dançar a valsa é necessário ter um corpo muito bem em forma e tornozelos fortes para conseguir alcançar a maestria dos movimentos da valsa moderna. O dançarino precisa ter uma oscilação forte do corpo, ficar atento aos compassos da música, para então acumular energia e fazer um vai e vem com o corpo levantando as os pés durante o segundo e terceiro compasso que
toca a música. 

Geralmente é a primeira dança a ser ensinada nas diversas escolas de especialização em dança, por causa da sua construção simples dos passos, o seu andamento lento e as alterações de pesos necessárias ao longo da dança. É ideal para se ganhar confiança para os principiantes, sendo que confiança é o segredo de um bom dançarino nas mais diversas esferas de dança, sem confiança não se consegue fazer diversos tipos de passos. O essencial é escutar a música e contar um, dois, três e ser capaz de ir contando e acompanhando a música, com leveza até se acostumar totalmente com a dança, deixando a música te levar e tornando seus passos mais leves e suteis fazendo está interação entre você, a música e seu ou sua parceira.

VALSA VIENENSE 

Esse gênero é conhecido por seus movimentos de rotação e elegância, que parecem simples, mas exigem grande controle e equilíbrio do par. A música de Johann Strauss e os famosos bailes de Viena popularizaram essa versão mais rápida da valsa. Os pés não podem se elevar durante as viradas.
à curiosidade: internacionalmente, a valsa vienense é considerada o gênero mais difícil da seção Standard!

VALSA LENTA 

Considerada a mãe das danças atuais, começou na Alemanha no final do século 17. É uma dança sentimental e romântica, caracterizada por movimentos suaves e circulares. A suavidade, fluidez e giros são característicos nesta dança.
O trabalho dos pés (que sobem e descem em meia-ponta) é fundamental para dar a impressão de ondulação suave, semelhante às ondas do mar.

Sem a música, a dança não é nada e talvez uma boa parte do sucesso da Valsa é que ela também tem a sua própria música! Johann Strauss e Franz Lanner (ambos austríacos) foram, sem dúvida, os compositores que mais se dedicaram ao estilo, por volta de 1830, tendo sido também os responsáveis pela melodia mais rápida que acompanhava a Valsa Vienesa. Porém, não são de descurar nomes como Beethoven, Chopin, Brahms e Ravel que, no seu tempo e dentro da sua genialidade, reinterpretaram a clássica valsa. Enquanto música, a valsa seduz pela sua melodia graciosa e sinfónica, e para a qual contribuem instrumentos como o piano, o violino e o baixo

http://claudioresponde.blogspot.com.br/2012/06/valsa.html ACESSO EM 08/10/12

0 comments:

Post a Comment

 
//PART 2