Thursday 11 October 2012

PIERRE DULAINE


A Dança Resgatando Valores

Ao conhecer através do filme, "Vem Dançar (Take the Lead)" a história de Pierre Dulaine*, um professor norte-americano de dança  é  que se percebe o quanto pessoas com atitude  e coragem provocam mudanças.


Sua história se transformou em filme, e tem no papel do professor, Antonio Banderas. 
Pierre Dulaine e Antônio Banderas

Pierre Dulaine certa vez se deparou com um garoto de um subúrbio americano depredando um carro em frente a uma escola. Ao conversar com esse garoto, sentiu o desejo de fazer algo.  A isso chamamos de 'trabalhar com amor. É a mais bela forma de Inclusão Social. Tomou coragem e, como professor de dança de salão, resolveu levar essa arte aos alunos de um colégio público.
Com muito sacrifício o correndo riscos (teve sua bicicleta roubada logo na primeira aula), Dulaine conseguiu focar a atenção de seus alunos na dança de salão. Muito mais do que isso, com a dança, conseguiu fazer esses jovens acreditarem em si, através de algunsvalores pregados por Dulaine aos próprios pais:

  • Numa dança, o homem conduz os passos, a mulher é apenas conduzida;

  • Uma mulher somente vai se deixar ser conduzida por um homem em quem confia, com o medo de "cair" no chao; assim, a mulher apenas se entrega a quem merece a confiança dela;

  • Ao ter nas mãos a responsabilidade de conduzir uma mulher, um homem aprende a tratá-la com certas "delicadezas" necessárias para a dança: o modo de pegar na mão, o modo como segura o corpo; assim aprende a respeitar uma mulher como alguém sensivel;
O professor Dulaine conseguiu resgatar através de seus exemplos, nesses jovens pobres, a confiança em si, a ponto de fazer um aluno seu trocar um assalto a uma papelaria pelo campeonato de dança no qual todos os alunos estavam inscritos.
"Isadora Duncan tem uma frase com a qual eu me identifico muito: 'A dança é a melhor forma de governo'.  Mas, também, concordo com Garaudy quando diz: 'Não precisa se viver a vida, e sim se dançar a vida.' Ao dançar o Ser Humano se reencontra com sua mais profunda essência. A sua Alma.
Dançar mudou a minha vida inteira! Com muito trabalho duro agradável que me deu tudo que eu sonhei. De ser muito tímido. Eu estava confiante, o meu sotaque não importava mais para mim, aprendi a ficar de pé reto e agitar as mãos com uma atitude positiva que recebeu atenção. Eu me tornei o campeão dos meus sonhos. (Pierre Dulaine)
Viva, Dance, e seja muito Feliz!!!

*Biografia:
Pierre Dulaine nasceu em Jaffa, na Palestina em 1944. Seu pai irlandês estava servindo o Exército britânico na Palestina, sua mãe faz parte francês e parte palestina. Em 1948 seus pais tiveram que fugir dos problemas de deixar suas casas para trás, para a criação do estado de Israel.  Após oito meses de perambulando primeiro em Chipre, em seguida, na Inglaterra e na Irlanda, a família Pierre resolvidas em Amã, na Jordânia. Crescer em Amã, PierreEgypt e do Canal de Suez, os pais de Pierre tiveram que fugir novamente, deixando tudo para trás. Com uma passagem em Beirute a família reassentada em Birmingham, Inglaterra, onde um ano mais tarde, aos 14 anos, Pierre começou sua carreira dançando, aprendeu a falar francês na escola, na rua árabe e Inglês em casa.
Atualmente seu trabalho engloba o método Dulaine. A filosofia de ensino Dulaine é de fora para dentro versus fora para dentro, não é apenas sobre o ensino da dança, é sobre o ensino orgulho, confiança e respeito. Nós tomamos a dança que é inerente 'organismos estudantes e ajudá-los a trazê-lo para fora, não forçá-lo e, sim, permitindo aos estudantes aumentar a sua auto-estima como eles aprendem.

http://recriandomeumundo.blogspot.com.br/2010/08/danca-resgatando-valores.html - ACESSO EM 11/10/12

0 comments:

Post a Comment

 
//PART 2