Thursday 30 August 2012

MASP - MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO


Olhar para o MASP

Talvez tenha sido o forte peso na consciência de não ter citado o MASP quando montei ontem a lista com os 10 pontos imperdíveis na cidade... ou porque simplesmente gosto muito desse museu... não sei bem ao certo. Mas o fato é que hoje acordei pensando nele!
O grande acervo do MASP contém uma parte representativa do núcleo de arte européia, especialmente de pintura francesa (alguma idéia de porque gosto tanto dele?). É possível apreciar os quatro retratos das filhas de Luiz XV, pintados por Nattier. No movimento impressionista: obras de Renoir, Manet, Monet, Cézanne e Degas. Além do pós-impressionistas, Van Gogh.
Um dos destaques do acervo é o espaço dedicado à coleção completa de esculturas em bronze de Edgar Degas, que só pode ser vista integralmente em poucos museus, como Metropolitan (New York) e no Museu D`Orsay (Paris).
Lá também você encontra pinacoteca, biblioteca, fototeca, filmoteca, videoteca, cursos de artes e serviço educativo de apoio às exposições, exibição de filmes e concertos musicais de interesse artístico e cultural. Ufa!! Bom, está explicado porque o MASP é o primeiro centro cultural de excelência em nosso país e é o mais representativo do Hemisfério Sul!
E não para por ai! Durante todo o mês de outubro, o MASP espalhou pela cidade 40 reproduções de obras do seu acervo nos arredores da A. Paulista!! Essa inciativa, inspirada no National Gallery de Londres, tem como objetivo fazer com que a população possa conhecer pinturas de grandes artistas e também divulgar o museu para quem não costuma frequentá-lo!
Esta é apenas mais uma das diversas qualidades de São Paulo... todo dia com novidades... todo dia me surpreende!

http://turismoemsp.blogspot.com.br/2010/10/olhar-para-o-masp.html ACESSO EM 30/08/2012

0 comments:

Post a Comment

 
//PART 2