Saturday, 1 December 2012
LINHA DO TEMPO - ARTE MODERNA
RENASCIMENTO
RENASCIMENTO – do Século XIV (14) ao início do Século XVI (16)
A arte do Renascimento queria ser como a grega e a romana. Os artistas do Renascimento estavam interessados na arte antiga, não na arte da Idade Média (medieval). A arte medieval não ligava para o mundo como ele era, porque tratava exclusivamente de Deus, dos santos e das coisas do céu. No Renascimento, isso mudou. A arte continuou falando de Deus e dos santos, mas o cenário agora era o mundo como ele é, em três dimensões, altura, largura e profundidade. Os artistas do Renascimento até inventaram um modo de fazer a superfície plana de uma pintura parecer ter profundidade. Eles chamaram esse método de “Perspectiva Central”. Com a Perspectiva Central, as figuras mais próximas são maiores e as mais distantes, menores. Não é assim que vemos as coisas nesse mundo?
RENASCIMENTO
RENASCIMENTO I
1 – PIERO DELLA FRANCESCA – CIDADE – 1470
2 – ESTUDO DE PERSPECTIVA ATRIBUÍDO A MASACCIO – SÉCULO XV
3 – PIERO DELLA FRANCESCA – FLAGELACA – 1455
RENASCIMENTO
RENASCIMENTO II
1 – LEONARDO DA VINCI – MONA LISA – 1507
2 – LEONARDO DA VINCI – CAVALOS – 1505
3 – LEONARDO DA VINCI – HOMEM VITRUVIANO – 1490
4 – LEONARDO DA VINCI – PLANTAS – 1507
5 – MICHELANGELO – DAVI – 1504
6 – MICHELANGELO – DAVI – DETALHE
7 – MICHELANGELO – TETO DA CAPELA SISTINA – 1508
BARROCO
BARROCO (do final do Século VI (16) à metade do Século XVIII (18))
A arte do Renascimento é clara, as figuras são desenhadas contra o fundo e pode se perceber a linha do desenho em torno delas. A arte renascentista expressa uma certeza. O Barroco, por sua vez, expressa uma dúvida. A Reforma Protestante havia dividido a cristandade no século anterior (16) e as Repúblicas Italianas tinham entrado em decadência devido à tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos (mulçumanos), no século XV (15). Sem o seu lucrativo comércio com o Oriente, a Itália foi perdendo terreno para Portugal e Espanha primeiro, depois para os Países Baixos (Holanda, Flandres...) e para a França. Ninguém tinha mais certeza do futuro e isso se reflete na arte como uma obscuridade. As figuras não são mais desenhadas claramente e seus contornos se diluem em um jogo de luzes que ficou conhecido como “claro-escuro”.
BARROCO
BARROCO
1 - CARAVAGGIO – O BANQUETE DE EMAÚS – 1602
2 – REMBRANDT – A CEIA DE EMAÚS – 1648
3 – REMBRANDT – AUTO-RETRATO – 1661
4 – VELAZQUEZ – AS MENINAS – 1657
5 – RUBENS – SIMÃO O FARISEU – 1618
NEOCLASSICISMO - ROMANTISMO - REALISMO
NEOCLASSICISMO (final do Século XVIII (18))
No final do século XVIII (18), na França, as pessoas (a “burguesia” e as “classes populares”) estavam revoltadas contra a Monarquia Absolutista e a Igreja. Iniciava-se um processo longo de mudanças e de reviravoltas políticas que ficou conhecido como “Revolução Francesa”. Ao longo desse processo, o rei e a rainha tiveram suas cabeças cortadas e a fase final da Revolução assistiu à subida ao poder de Napoleão Bonaparte, o general que se tornou imperador. A arte desse período queria acabar com a obscuridade do Barroco e reafirmar a clareza e o equilíbrio do Renascimento. Os motivos e as certezas eram outros, mas a arte neoclássica fez retornar aquele desenho bem definido do Renascimento, como se quisesse afastar qualquer dúvida sobre o seu futuro.
NEOCLASSICISMO
NEOCLASSICISMO
1 – DAVID – O JURAMENTO DOS HORÁCIOS – 1784
2 – DAVID – A MORTE DE MARAT – 1793
3 – DAVID – AS SABINAS – 1799 – DETALHE
4 – INGRES – O TRONO DE NAPOLEÃO – 1806
5 – INGRES – A BANHISTA DE VALPINÇON – 1808
6 – INGRES - A CONDESSA DE HAUSSONVILLE – 1845
ROMANTISMO (do final do Século VIII (18) ao início do Século XIX (19))
A Revolução Francesa aconteceu porque a França e o mundo inteiro eram personagens de uma revolução ainda maior: a Revolução Industrial. O mundo se modernizava rapidamente, a navegação a vela era substituída pelos navios movidos a vapor, as carroças eram substituídas por trens, a velocidade tornava-se uma coisa muito importante; enquanto isso, na França, nada se mexia sem que o rei aprovasse. Ao invés de progresso e modernidade, os franceses tinham uma nobreza empoada. O lema da Revolução Francesa poderia ter sido: “-Ninguém merece...”. Os revolucionários franceses escolheram outro, ainda melhor: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” – nada mal, concordam? O Romantismo é esse desejo por grandes coisas, grandes ideais. À medida que as máquinas da Revolução Industrial ocupavam mais espaço na vida de todos, o romantismo expressava esse tempo acelerado. Como tudo agora se move muito rapidamente, os contornos das figuras não são muito nítidos, como em uma fotografia fora de foco.
ROMANTISMO
ROMANTISMO
1 – DELACROIX – A BARCA DE DANTE – 1822
2 – DELACROIX – O MASSACRE DE SCIO – 1824
3 – GÉRICAULT – A BALSA DA MEDUSA – 1819
4 – TURNER – A TEMERÁRIA – 1838
5 – CASPAR FRIEDRICH – O VIAJANTE SOBRE O MAR DE NÉVOA – 1818
REALISMO (meados do Século XIX (19))
Depois das certezas da arte neoclássica e dos grandes ideais do romantismo, a arte “caiu na real”. As certezas mostraram-se incertas e os ideais pareceram sonhos inúteis diante da realidade. Não demorou muito tempo para que todo mundo percebesse que a modernidade e o progresso não traziam necessariamente a igualdade, a fraternidade e a liberdade. Pelo contrário, a Revolução Industrial trouxe miséria e exploração para a imensa maioria das pessoas. A arte realista está interessada em mostrar essa realidade dos pobres, dos operários, dos camponeses, ou a vida menos sofrida dos burgueses das cidades. Os realistas também pintavam paisagens.
REALISMO
REALISMO
1 – COURBET – ENTERRO EM ORNANS – 1846
2 – COURBET – MAR TEMPESTUOSO – 1869
3 – COROT – A PONTE DE NANTES – S.D.
4 – COROT – MULHER COM PÉROLA – S.D.
5 – MILLET – A CAMINHO DO TRABALHO – S.D.
6 – MILLET – CAMPONESES – S.D.
MODERNISMO
IMPRESSIONISMO (segunda metade do século XIX (19))
O impressionismo é uma espécie de mistura do modo de pintar acelerado dos românticos com os temas do realismo. As figuras não têm nenhum contorno. É um tipo de pintura que faz a gente ver as coisas não pela linha de um desenho e sim pela vibração da cor. São pequenas manchas coloridas que só formam o “desenho” quando observadas de longe, no seu conjunto. Os impressionistas usaram essa maneira de pintar “desfocada” dos românticos para pintar a vida moderna, o tema o dos realistas: a vida na cidade, os cafés, as avenidas, a vida no campo, a paisagem.
IMPRESSIONISMO
IMPRESSIONISMO I
1 – MANET – A GAROTA DO BAR – 1882
2 – DEGAS – AS PASSADEIRAS – 1884
3 – DEGAS – O EXAME DE DANÇA – S.D.
4 – MONET – BARCOS – S.D.
5 – MONET – PAISAGEM – S.D.
IMPRESSIONISMO
IMPRESSIONISMO II
1 – CÉZANNE – OS JOGADORES DE CARTAS – 1890
2 – CÉZANNE – CAMPONÊS SENTADO – 1896
3 – GAUGUIN – AREAREA – 1896
4 – VAN GOGH – CIPRESTE COM ESTRELAS – 1889
5 – TOULOUSE LAUTREC – DIVAN JAPONÊS – S.D.
6 – TOULOUSE LAUTREC – NO MOULIN ROUGE – 1892
PÓS-IMPRESSIONISMO (fim do Século XIX (19) e primeiras décadas do Século XX (20))
A invenção da fotografia liberou os artistas para pensarem outra função para a linha, outro uso para o desenho. O desenho dos loucos, dos “povos primitivos”, das crianças, passou a servir de fonte de inspiração. A cor, que vivia presa aos limites do desenho naturalista, também se libera dessa obrigação e passa a pensar em si mesma como uma realidade autônoma. Um amarelo é um amarelo e não a cor da laranja. Se o artista quiser, pinta a laranja de roxo.
PÓS-IMPRESSIONISMO
PÓS-IMPRESSIONISMO I
1 – DERAIN – CASAS DO PARLAMENTO À NOITE – 1906
2 – DERAIN – MONTANHAS EM COLLIOURE – 1905
3 – DUFY – JANELA ABERTA EM NICE – 1928
4 – MARQUET – CARTAZES EM TROUVILLE – 1906
5 – MATISSE – ÍCARO – 1947
6 – MATISSE – A BLUSA AZUL – 1936
PÓS-IMPRESSIONISMO
PÓS-IMPRESSIONISMO II
1 – KIRCHNER – AUTO-RETRATO COM MODELO – 1910
2 – KIRCHNER – A VISITA – 1922
3 – KIRCHNER – GAROTAS DO PANAMA – 1910
4 – KANDINSKY – MONTANHA AZUL – 1909
5 – KANDINSKY – IMPROVISAÇÃO – 1913
6 – PAUL KLEE – JARDINS DO TEMPLO – 1920
CUBISMO (primeiras décadas do século XX (20))
Depois do impressionismo a velocidade das transformações se acelerou ainda mais. A vida se transformava rapidamente e invenções como a fotografia, o cinema, o telégrafo, o telefone, a luz elétrica, o automóvel e o avião se sucederam sem dar tempo de tomar fôlego. As fábricas tornavam-se parte da paisagem, assim como os operários que nelas trabalhavam e os produtos que produziam. Até o cubismo, o espectador – eu, você, todo mundo que olha para uma pintura – tinha uma ilusão de profundidade ao olhar para um quadro devido à Perspectiva Central. O cubismo fez uma pergunta: -será que é assim mesmo que vemos? Será que o nosso cérebro não percebe os objetos por vários pontos de vista ao mesmo tempo? E fazia outra: -será que uma superfície plana como a tela de uma pintura deve mesmo parecer profunda? O cubismo, a partir dessas perguntas, abriu (“decompôs”) as figuras, isto é, fez o que tinha volume se tornar plano e mostrou todos os lados da figura ao mesmo tempo. É mais fácil de entender isso vendo.
CUBISMO
CUBISMO
1 – BRAQUE – PORTO – 1909
2 – BRAQUE – JOGO DE CARTAS – 1910
3 – BRAQUE – GAROTA COM CRUZ – 1911
4 – PICASSO – ARLEQUIM – 1915
5 – PICASSO – GUITARRA – 1912
6 – PICASSO – NATUREZA MORTA – 1922
ABSTRACIONISMO (das primeiras décadas do Século XX até hoje)
A palavra “abstrato”, para a pintura, significa o contrário de “figurativo”, isto é, uma pintura que contenha figuras (qualquer figura) é “figurativa” e uma pintura sem figuras é chamada de “abstrata”. Houve duas grandes correntes de pintura abstrata no Século XX (20): uma delas tem ligação com um movimento pós-impressionista conhecido como “Expressionismo” e se baseava na cor e na liberdade do desenho, por isso ficou conhecida como “Abstracionismo Informal”. A outra corrente abstrata teve origem no cubismo e se baseava na geometria, por isso ficou conhecida como “Abstracionismo Geométrico”. Dessa corrente fazem parte o construtivismo, o concretismo e parte da pintura americana dos anos sessenta.
ABSTRACIONISMO
ABSTRACIONISMO I
1 – POLLOCK – SEM TÍTULO – 1955
2 – DE KOONING – EXCAVATION – 1950
3 – ROTHKO – SEM TÍTULO – 1968
ABSTRACIONISMO
ABSTRACIONISMO II
1 – MALEVICH – CONSTRUÇÃO SUPREMATISTA – 1910
2 – FRANK STELLA – SUYAMAN VARIATION II – 1969
3 – MONDRIAN – BRODWAY BOOGY WOOGY – 1942
4 – MONDRIAN – COMPOSIÇÃO – 1922
5 – BARNETT NEWMAN – VOICE OF FIRE – 1967
http://www.artemarcferrez.blogger.com.br ACESSO EM 01/12/12
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