Wednesday, 10 October 2012

ESTILOS DE DANÇA


29 de abril 


Dia Internacional da Dança



Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança comemorado
 no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) 
da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e 
Cultura) no ano de 1982.
Ainda é uma efeméride nova e até mesmo desconhecida para muita 
gente, pois começou a ser realmente lembrada no Brasil nestes últimos 
anos. Cada vez mais, no entanto, artistas e profissionais da área reconhecem
 que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visibilidade
 à dança, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.
Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril
 por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre
 (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança
 do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. 
Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da 
pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos 
movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto
 de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.
Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar 
associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância:
 Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em
 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer 
e apreciar dança.
 

O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de 
mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta 
comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o 
público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para 
fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.
Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através
 de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o 
professor Alkis Raftis, então presidente doConselho Internacional de Dança,
 disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no
 mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior).
 Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo 
de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".
Não temos, hoje, clareza nem de quando e nem de que por que razões o 
homem dançou pela primeira vez, no entanto na medida em a arqueologia 
consegue traduzir as inscrições dos “povos pré-históricos”, ela nos indica a 
existência da dança como parte integrante de cerimônias religiosas, nos 
permitindo considerar a possibilidade de que a dança tenha nascido a partir
 ou de forma concomitante ao nascimento da religião. Foram encontradas
 gravuras de figuras dançando nas cavernas de Lascaux, na medida em 
que estes homens usavam estas inscrições para retratar aspectos importantes
 de seu dia-a-dia e de sua cultura, como os relacionados a caça, a morte e
 a rituais religiosos, podemos inferir que essas figuras dançantes 
fizessem parte destes rituais de cunho religioso, básicos para a sociedade 
de então.
A dança, tal como todas as manifestações artísticas, é fruto da 
necessidade de expressão do homem, de maneira que seu aparecimento
 se liga tanto às necessidades mais concretas dos homens quanto 
àquelas mais subjetivas. Assim, se a arquitetura nasce da necessidade da 
construção de moradias adequadas e seguras, a dança, provavelmente,
 veio da necessidade de exprimir a alegria ou de aplacar fúrias dos deuses.

Atualmente, podemos  classificar a dança em três formas distintas: a 
étnica, a folclórica e a teatral. Acredita-se que as danças folclóricas são
 fruto da migração das danças religiosas de dentro dos templos para as
 praças públicas. Com esta migração estes ritos que antes eram permitidos
só aos iniciados passaram a fazer parte do universo simbólico de uma 
população cada vez maior, desta maneira estas manifestações religiosas 
passaram a tomar um caráter de manifestações populares criando, 
então, um importante progresso na história da dança. Com esta mudança de
 caráter e com o passar do tempo, a ligação entre estas manifestações e os
 deuses foi se diluindo, e as danças, primeiramente religiosas hoje 
aparecem como folclóricas.
Estas danças ao longo do tempo passaram a adquirir “coreografias
 próprias” de maneira que possuem passos e gestos peculiares a cada 
uma, com significado próprio e que devem ser respeitados no contexto
 de cada cerimônia específica.
Devemos lembrar que durante vários séculos grande parte das 
manifestações de dança era privilégio do sexo masculino, de maneira que com
 só com o passar dos anos as mulheres passaram a participar ativamente das
 danças folclóricas. Ainda hoje, em certas regiões da União Soviética, como o 
Cáucaso, a Ucrânia e as Repúblicas Orientais, existem danças matrimoniais em
 que as mulheres só tomam parte passivamente: os homens dançam em torno
 delas, principalmente da noiva, sem que elas esbocem qualquer gesto. Este 
tipo de dança são claro exemplo do caminho das danças de cunho religioso 
que com o passar dos anos tomaram um caráter de danças folclóricas.
Também não podemos precisar claramente a origem da dança teatral. Sabemos
 que no Império Romano ocorriam espetáculos variados em que se 
apresentavam dançarinos, mas as indicações que temos nos levam a 
acreditar que suas apresentações se davam em tal formato que 
hoje as consideraríamos como apresentações circenses com acrobatas e 
saltimbancos.
Enquanto no Império Romano estas apresentações tinham um caráter 
circense, na Índia e na China as cortes contavam com os serviços de
 “escravos-bailarinos” que dançavam com o intuito de distrair os 
soberanos e da nobreza.
Durante vários séculos, essas manifestações de dança artística, se eram 
apresentadas apenas para as nobrezas de cada sociedade, apenas com o
 passar dos anos o povo foi tendo acesso às exibições, transformando-se 
assim em teatro popular aquilo que até então era privilégio de uma pequena
 minoria.

Tipos de dança 

Existem quatro grandes grupos de estilos de dança, que são: 

*Dança Clássica - conjunto de movimentos e de passos, elaborados em 
sistema e ensinados no ensino coreográfico. 

*Dança de Salão - praticada nas reuniões e nos dancings. 

*Dança Moderna - que se libertou dos princípios rígidos da dança 

acadêmica e que serviu de base ao bailado contemporâneo. 

*Dança Rítmica. 


Os vários tipos de dança: 


Ballet, Ballroom, Bolero, Break-dance, Capoeira, Ceroc, Can Can, 

Cha-Cha-Cha, Contemporânea, Contra-dança, Country Western, Disco, 
Exotic Dancing, Flamenco e Spanish Gypsy, Folk and Traditional, Foxtrot, 
Funk, Jazz, Line Dance, Mambo. Merengue, Middle Eastern, Modern, Polka, 
Religiosas e dança Sacra, Rumba, Salsa, Samba, Swing, Scottish, 
Country Dancing, Square Dance, Tango, Twist, Valsa, Western, etc.


Danças Populares 

Na Espanha - Fandango, Bolero, Jota, Seguidilha, Flamenco... 
Itália, a Tarantela, Furlana… 
Inglaterra - Jiga… 
Polónia - Mazurca e Polca… 
Hungria - Xarda… 
No Brasil as principais são: Baião, Samba… (As danças brasileiras são a 

mistura de fatores negros, índios e Europeus). 
Portugal - Vira, Verde-Gaio, Malhão, Fandango Ribatejano, Pauliteiros de 

Miranda do Douro, Gota, Chula, Corridinho... 



A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade
Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente 
estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos 
casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e 
compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de 
divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos
 signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado 
público, que ao longo do tempo foi se desvinculado das particularidades
 do teatro.

EXEMPLO





A professora Suzie Bianchi desenvolve um trabalho de dança e circo com deficientes.

Seu objetivo é o de mostrar que a arte foi feita para todos, e que o mais importante é desenvolver o
 potencial artístico de cada indivíduo como um ser único!

--------------------

Acredito que dançar é uma libertação da alma, uma maravilhosa forma de se expressar.

Sou admiradora, apreciadora, não me enquadro em nenhuma modalidade, mas minha paixão por ritmos e corpos bailando é de longa data, me sinto fascinada por esta arte.


















Parabéns!

Beijos pra quem dança ;*

http://robertasamyars.blogspot.com.br/2012/04/dia-internacional-da-danca.html ACESSO EM 10/10/12

0 comments:

Post a Comment

 
//PART 2