Saturday 1 December 2012

LINHA DO TEMPO - ARTE ANTIGA

   
 


 





Pré-História 
 


Oi, pessoal! Aqui começa a nossa Pequena História da Arte Antiga. Eu sou o homem pré-histórico. Vivo em uma época muito distante da de vocês, 10.000 anos antes de Cristo, em um tempo que vocês conhecem como Período Neolítico. Minha vida é perigosa e difícil. Moro em cavernas e vivo em “bandos”, com outros homens, mulheres e crianças. Minha sobrevivência depende inteiramente da caça, da pesca e dos frutos que encontro pelo caminho. Quando esses recursos se esgotam, tenho que me mudar. Por isso, viajo constantemente com meu bando, isto é, sou “nômade”. Como vocês vão ver, costumo fazer desenhos nas paredes das cavernas e também pequenas esculturas e ferramentas. Espero que vocês gostem. 


 






Egito 
 


Siga a “Linha do Tempo”... Aqui estou eu de novo! Passaram-se 7.000 anos e eu aprendi a plantar e a cuidar de animais. Minha sobrevivência não depende mais de constantes viagens em busca de alimento. Pelo contrário, agora eu preciso me estabelecer em um só lugar. Eu procuro lugares bons para plantar e as margens dos rios, como o Nilo, são as melhores regiões para isso. Não moro mais em cavernas e sim em casas que construo. Na verdade, tornei-me um bom arquiteto e sou capaz de construir pirâmides e canais de irrigação para a agricultura. Passei a conhecer as estações e a controlar o tempo. Passei a acreditar que deuses são os responsáveis pela fertilidade da terra e minha arte mostra a minha religião. 


 






Grécia 
 


Seguindo a linha... Estamos no século V ac., o “Século de Péricles”, o grande momento da cidade de Atenas, na Grécia. Eu sou um grego para vocês, mas sou ateniense para mim. Atenas é uma cidade-estado soberana, é como um país. As outras cidades gregas são rivais, às vezes inimigas... As cidades gregas do meu tempo se unem apenas para combater os inimigos comuns, os persas geralmente. Atenas é um grande porto de comércio, o verdadeiro coração do mundo antigo. Poetas, dramaturgos, filósofos, pintores, escultores, comerciantes, políticos, atletas, militares, sacerdotes,sábios, todo mundo convivendo na cidade. Essa reunião de todos na praça da cidade deu origem ao que vocês chamam de “democracia”. 


 






Roma 
 


Então, passaram-se mais alguns séculos e chegamos ao fim da chamada História Antiga, estamos em Roma! Roma é a capital de um imenso império que se estende do norte da Europa ao Oriente. Eu sou romano, logo, sou cidadão, tenho direitos e deveres estabelecidos em leis. Minha língua é o latim, a mãe de muitas línguas, inclusive o português. Como os egípcios e os gregos, sou artista e arquiteto, poeta, músico, pintor... Como os gregos, aprecio as festas, o teatro e os jogos. O Coliseu é como se fosse um grande estádio (vem do latim, “stadium”) onde os gladiadores combatem. Minha arte parece com a grega. Gosto de retratos, do rosto das pessoas ilustres ou comuns tal como elas eram. Na arquitetura, criei os arcos e as cúpulas. 


 






Bizâncio/Arte Medieval 
 


Depois do Ano Zero (depois de Cristo), o Império Romano foi perdendo seu poder. No início do século IV depois de Cristo, o imperador romano Constantino fundou uma cidade às margens do Estreito de Bósforo, Constantinopla, atual Istambul. Localizada estrategicamente no ponto em que o Ocidente encontra o Oriente, a cidade prosperou e passou a ser a capital do Império Romano do Oriente, enquanto Roma, a capital do Império Romano do Ocidente, entrou em decadência e foi praticamente riscada do mapa pelos bárbaros, no século V. A Europa Ocidental mergulhou então em um tempo de guerra, fome e escuridão. O conhecimento antigo (grego e romano) foi guardado pelos padres, nos mosteiros. A arte tornou-se exclusivamente religiosa e passou a expressar a fé em Deus. 


 




Mapa do Mundo Antigo 
 
http://www.artemarcferrez.blogger.com.br - ACESSO EM 01/12/12

0 comments:

Post a Comment

 
//PART 2